quinta-feira, 11 de junho de 2009

6 dicas para deixar um rpg mais interessante!!

Dicas de Mestre

Por Ricardo Crestoni Fernandes

1) Conheça muito bem as regras do jogo - Apesar do Mestre poder dizer sempre "é assim e ponto final", deturpações excessivas das regras podem causar desânimo nos jogadores e falhas críticas no sistema do jogo.

2) Nunca diga ao jogador "você não pode fazer isso" - Diga sim as conseqüências prováveis, tipo "você quer mesmo pular o abismo, um salto de 8 metros? Todos vão achar que é suicídio, mas se quiser vai lá".

3) Não trave o jogo em jogatina de dados, exceto se todos estiverem envolvidos e se divertindo. Uma batalha deve ser narrada, enquanto os dados são jogados o mais rápido possível!

4) Todos os encontros devem ser interpretados - Os jogadores devem barganhar, mentir, implorar, ameaçar, enfim, interpretar sempre. Nada de jogar dado e dizer "você (não) conseguiu". Interpretações podres são falhas automáticas. Tome cuidado, entretanto, para não colocar jogadores tímidos em situações traumatizantes, como já vi acontecer.

5) Recompense coisas boas, iniba coisas podres.

Entenda-se coisas boas:

  • boa interpretação do personagem;
  • grandes idéias e soluções para problemas;
  • contribuições para divertimento de todos (comentários feitos pelo personagem, idéias divertidas e tudo mais);
  • atos de heroísmo (salvar alguém, basicamente).

Não dê prêmios para quem:

  • monopoliza o jogo só para ele;
  • deu sorte nos dados.

Iniba jogadas típicas de jogadores que:

  • repetem erros dos quais já foi alertado;
  • só resolvem problemas jogando dados;
  • reprimem o jogo de outros jogadores.

6) Faça a área de atuação do grupo ser a mais ampla possível, ou seja, faça com que todos os jogadores possam usar todas as suas habilidades. História, astronomia, costura, tudo deve ser um dia necessário, não apenas espada e arma de fogo. Senão você privilegia um tipo de personagem e renega outro. Isto inclui por batalhas para o lutador ficar feliz e dar descanso para o mago, por exemplo.

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